Atualizações relevantes das últimas 24 horas:

– Um paciente de 69 anos que estava em leito de UTI veio a óbito em 04/07. Ele havia retornado de transferência hospitalar e não resitiu.
– 11 exames de PCR foram confirmados “positivo”. Os pacientes confirmados tiveram início de sintomas entre 20/06 e 28/06.
– 04 pacientes tiveram alta da Santa Casa de Ibitinga. 02 são confirmados e 02 foram descartados. Os dois primeiros seguirão em isolamento domiciliar.
– 07 pacientes cumpriram o período de quarentena e podem ser considerados curados.
– 09 suspeitos foram descartados.
– Foram realizadas 05 coletas de síndrome gripal e 06 coletas de SRAG.

Até o momento, Ibitinga teve 200 confirmações, sendo 111 pelos testes de PCR (Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave) e 89 confirmações de “testes rápidos”.

Outros 36 casos suspeitos aguardam confirmação de exame PCR:
23 pacientes que não necessitaram de internação ou que tiveram alta, e estão em isolamento domiciliar;
13 estão em leito de enfermaria na Santa Casa de Ibitinga;

ATENÇÃO! Muitos casos positivos são confirmados nos mesmos núcleos familiares e residenciais. É necessária muita atenção no ambiente residencial e evitar contato com idosos, gestantes e portadores de fatores de risco como: diabetes, hipertensão, síndrome de down, puérpera, imunodeficiências, doenças cardiovasculares, hepáticas, neurológicas e renais crônicas, asma e obesidade.

• A capacidade de testes foi ampliada também para síndromes gripais e pelos “testes rápidos”, seguindo protocolos do Ministério da Saúde. Assim, os suspeitos e confirmados devem aumentar, minimizando subnotificações.“Testes rápidos” podem confirmar pessoas que já tiveram contato com o vírus (anticorpos). Por isso, os casos confirmados de “teste rápido” estão separados dos testes de PCR.

**matéria atualizada em 04/07/20 às 18h30.