Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Corinthians e São Paulo oferecem estádios para vacinação contra a Covid-19 em SP

Os clubes paulistanos Corinthians e São Paulo colocaram nesta sexta-feira (8) suas respectivas arenas à disposição do governo paulista como possíveis pontos de vacinação contra a Covid-19 na capital paulista. O anúncio aconteceu no mesmo dia que o governo estadual e o Instituto Butantan pediram à Anvisa o registro de uso emergencial da CoronaVac, imunizante produzido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Butantan.

O presidente do Corinthians, Duilio Monteiro Alves, usou uma rede social para oferecer o estádio do clube. Segundo ele, a arena do Timão está “à disposição dos órgãos de Saúde para que seja um ponto de imunização em massa da Zona Leste de SP”.

Arena Corinthians, na Zona Leste de São Paulo. — Foto: Reuters

“Assumindo nossa responsabilidade social neste importante e crítico momento vivido por toda a população, mas inteiramente confiantes no sério trabalho conduzido pelo Governador João Doria e por todo o Comitê Executivo, manifestamos nosso posicionamento em disponibilizar toda a infraestrutura do São Paulo Futebol Clube para aquilo que for necessário, inclusive o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, para local de vacinação”, disse o presidente do São Paulo, Julio Casares.

 Estádio do Morumbi — Foto: TV Globo/Reprodução

Em nota, o Corinthians informou que “disponibilizará a Neo Química Arena aos órgãos de Saúde para que seja um ponto de imunização em massa da Zona Leste de SP. A defesa de causas importantes está desde sempre no DNA do clube. No momento oportuno, formalizaremos nossas intenções de cooperar com os órgãos de Saúde municipal, estadual e federal nos esforços de imunização”.

Em março de 2020, os dois times e o Palmeiras liberaram as arenas para serem usados como hospital de campanha no combate à pandemia, no entanto, a estrutura foi montada apenas no Pacaembu, na Zona Sul de São Paulo.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, os municípios são responsáveis por definir possíveis locais de vacinação. Procurada pelo G1, a Prefeitura de São Paulo informou que “a Coordenadoria Regional de Saúde Leste está em tratativas com o Sport Clube Corinthians para que seu estádio, Neo Química Arena, possa ser utilizado como posto volante da vacinação contra a Covid-19“.

“Além deste, a Prefeitura também firmou parceria com o São Paulo Futebol Clube e com a Sociedade Esportiva Palmeiras, para utilização dos estádios do Morumbi e Allianz Parque para o mesmo fim. Na capital, os espaços serão estruturados para evitar aglomeração de pessoas e para que a imunização aconteça da maneira mais tranquila possível”, disse em nota.

Segundo a secretária da saúde, além dos 5.200 postos de vacinação já existentes nas cidades do estado, esse número deve ser ampliado para 10 mil com a utilização de escolas, quartéis da PM, estações de trem, terminais de ônibus, farmácias e sistema drive-thru.

Uso emergencial da vacina

Nesta sexta-feira (8), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu o pedido de uso emergencial da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. A agência pretende fazer a análise do uso emergencial em até 10 dias.

O governo de São Paulo espera que o uso emergencial seja autorizado pela agência até o dia 25 de janeiro, data estipulada no plano estadual de imunização para início da vacinação de 9 milhões de pessoas dos grupos prioritários.

Caso a vacina seja aprovada, profissionais da saúde, indígenas e quilombolas devem receber as primeiras doses, seguidos por idosos com mais de 60 anos.

FONTE: G1

Deixe seu comentário: