Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Variantes britânica e brasileira do coronavírus foram identificadas em pacientes de Araraquara (SP) positivados com Covid-19. O anúncio foi feito pelo prefeito Edinho Silva (PT), em uma live, na noite desta sexta-feira (12).
A identificação foi feita pelo Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, vinculado à Universidade de São Paulo (USP), com base em 16 amostras de pacientes de Araraquara com resultado positivo de Covid. O prefeito não informou quantas amostras apresentaram variantes do vírus.
Agora, as amostras serão remetidas ao Instituto Adolfo Lutz para o governo de São Paulo seja oficialmente comunicado, mas o prefeito disse que já fez contato com o governador João Doria, com o diretor do Instituto Butantan Dimas Covas, e com o Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi sobre a identificação das novas cepas.
A variante britânica é considerada entre 50% e 70% mais contagiosa do que o novo coronavírus original. Ela está presente nas seis áreas geográficas da OMS
Estudo publicado em dezembro descreve que os dois primeiros casos da B.1.1.7 foram detectados na cidade de Kent e em Londres, em 20 e 21 de setembro, respectivamente.
O Ministério da Saúde emitiu no dia 2 de fevereiro uma Nota Técnica para os estados e o Distrito Federal sobre a nova variante do SARS-CoV-2 identificada no Brasil.
O documento traz informações sobre as características da nova variante do Amazonas (VOC P.1), orientações e recomendações de medidas que devem ser adotadas e intensificadas pelas secretarias de saúde estaduais, a fim de monitorar e evitar a propagação da nova variante.
Na quinta-feira (11), a prefeitura comunicou que estava inestigando, junto com o Serviço Especial de Saúde de Araraquara (Sesa) se alguma variante do coronavírus já está circulando na cidade.
A investigação foi motivada, segundo a prefeituras pelo aumento da transmissão da Covid-19 nas últimas semanas e a mudança no perfil dos pacientes internados, que agora são mais novos, o que levantaram a suspeita entre as autoridades de saúde de que uma cepa mais contaminante poderia ser responsável pela contaminação recente.
Para fazer a pesquisa, o Sesa enviou amostras de pacientes com Covid nas formas leve, moderada e grave para análise do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo.
As amostras foram colhidas em pacientes que estavam no Hospital da Solidariedade, no Pronto-Socorro do Melhado e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier.
Araraquara registrou aumento acentuado de casos e mortes nos últimos dois meses. Somente nos 12 primeiros dias de fevereiro, a cidade bateu recorde de mortes em todos os meses da pandemia.
Atualmente, o município soma 11.759 casos da doença com 141 mortes registradas desde o início da pandemia.
Edinho Silva antecipou que, diante da constatação das variantes mais contaminantes do vírus, está elaborando um novo decreto para endurecer ainda mais as medidas de isolamento. A cidade está indo para a segunda semana na fase vermelha do Plano São Paulo, a mais rígida, na qual somente os serviços essenciais tem permissão para abrir.
A confirmação foi feita pelo Prefeito Edinho Silva durante uma live em sua página oficial do faceboook. O prefeito também relatou que novas medidas vão ser aplicadas na cidade, e que novas regras para fechamentos vai ocorrer.
“Quadro Covid-19 se agrava: infelizmente, Instituto de Medicina Tropical, ligado à USP, detecta nova cepa de Manaus e do Reino Unido do Coronavírus em pacientes positivados em Araraquara. Isso significa agravamento da situação.” Cita Edinho Silva em seu Facebook.
LIVE DO PREFEITO EDINHO SILVA DE ARARAQUARA:
ESTADO REGISTRA TAMBÉM NOVA CEPA DO CORONAVÍRUS.
O Estado de São Paulo contabilizou nesta quinta-feira (11) nove casos confirmados da nova variante do coronavírus.
Das nove ocorrências da cepa que circula no Amazonas, na região norte do país, seis foram confirmadas por meio de exames realizados no Instituto Adolph Lutz e outras três em laboratórios particulares.
Dos contaminados com a nova variante, cinco são pacientes que vieram de Manaus, onde a rede de saúde entrou em colapso com o aumento do número de casos de covid-19.
Um outro paciente é morador da cidade de Águas de Lindóia, no interior de São Paulo. Ele teve contato com pessoas que vieram da capital do Amazonas.
Prioridade será o atendimento de sintomáticos respiratórios e pacientes já positivados que precisam de reavaliação
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que, a partir desta segunda-feira (15), as Unidades Básica de Saúde (UBSs) dos bairros Santa Angelina, Selmi Dei I, América, Iguatemi, Paulistano e Melhado estarão abertos até as 20 horas para atendimento de casos suspeitos de Covid-19 com sintomas respiratórios e também de pacientes já positivados que precisarem de reavaliação.
O atendimento regular nestas unidades é feito de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, porém, diante do aumento de casos de Covid-19 no município, aumento da taxa de internação e óbitos, a Secretaria da Saúde decidiu estender o atendimento nessas unidades no período noturno, das 17 às 20 horas, com foco no atendimento de pacientes suspeitos do novo coronavírus.
Vale destacar que a testagem em massa de pacientes sintomáticos continua na próxima semana nas unidades de saúde localizadas nos bairros Cecap, Yolanda Ópice, Selmi Dei I, Vila Xavier, Jardim América e Santa Angelina, com distribuição de 33 senhas em cada uma delas, das 7 às 8h30. Também continuam os testes na
na Praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração (TCI), com distribuição de 75 senhas às 7 horas e mais 75 senhas às 9 horas em cada um dos pontos, totalizando 300 testes rápidos diários.
A análise sanguínea mostra se o paciente possui anticorpos para a doença: tanto o IGM (indica que a pessoa está em fase de transmissão) quanto o IGG (indica que a pessoa já teve a doença).
Esses testes são aplicados em parceria com a Uniara, o Instituto Butantan e o Laboratório Hilab e os resultados serão enviados por e-mail e SMS.
É importante destacar que pacientes que estejam sintomáticos devem continuar se dirigindo à UPA da Vila Xavier, que é o Polo de Atendimento Estratégico do Coronavírus, para a realização do exame RT-PCR (que detecta a presença do vírus) e também a partir de segunda-feira poderão procurar atendimento nas seis unidades com horário estendido.
Postos de saúde com horário de atendimento até 20 horas para pacientes sintomáticos
CMS “Rafael Sorbo” – Santa Angelina
Endereço: Rua Habbib Khodor, 560
CMS “Dr. Ruy de Toledo” – Jardim Roberto Selmi Dei I
Endereço: Rua José de Freitas Madeira, 49
CMS “Dr. Marcelo Edgar Druet” – Jardim América
Endereço: Rua Jurupema, 373
CMS “Enf.ªKimiko Yuta” – Jardim Iguatemi
Endereço: Avenida Lourenço Rolfsen, s/n
CMS “Dr. Genaro Granata” – Jardim Paulistano
Endereço: Avenida Jorge Haddad, 334
CMSC “Dr. Giuseppe Auphiero Sobrinho” – Vila Melhado
Endereço: R. Cap. José Sabino Sampaio, s/n
FONTE: G1/ARARAQURA24HORAS