Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Com um saldo de 1.155 postos de trabalho criados em novembro, Araraquara (SP) tem a melhor contratação com carteira assinada dos últimos sete anos.
De acordo com os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor de serviços foi responsável pela maioria das contratações, com 424 postos de trabalho abertos. O comércio abriu 260 vagas, a indústria 240, a construção civil 175 e a agropecuária fez 56 contratações.
Na somatória do ano já foram gerados 4.515 empregos em Araraquara, em 2021.
Em 2020, o governo federal criou uma nova plataforma para o Caged – o Novo Caged – e não é mais possível consultar os dados dos anos anteriores. Mas dados da Prefeitura de Araraquara, mostram que o mês de novembro foi o melhor desde 2015. O número chega a quase o total de vagas abertas em todo ano de 2019 (veja gráfico acima).
Para a Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Araraquara, a avaliação é positiva e mostra que situação econômica começou a dar sinais de recuperação no segundo semestre do ano com admissões em alguns setores, após um período difícil de pandemia com a identificação da variante gamma (P1).
“Os números de novembro também refletem as contratações de final de ano do comércio varejista e, tradicionalmente, uma parte dessa mão-de-obra acaba sendo efetivada no início do ano. Algumas empresas estão sinalizando novas admissões e a expectativa é de crescimento no ritmo das contratações até pelo menos o 1o trimestre de 2022”, afirmou a secretaria por meio de nota.
São Carlos chega ao 11º mês de resultado positivo na geração de empregos, com mais 735 pessoas entrando no mercado de trabalho, resultado puxado, principalmente, pelo setor de serviços que contratou 381 pessoas.
O comércio contratou 208 pessoas e a indústria terminou o mês com 134 trabalhadores a mais. A agropecuária foi o único setor que demitiu e fechou 7 vagas. No acumulado do ano, São Carlos abriu 5.825 postos de trabalho.
Rio Claro abriu 372 postos de trabalho em novembro. O setor de serviços contratou 223 pessoas, o comércio 186 e a construção civil 105.
A agropecuária e a indústria tiveram saldo negativo, com o fechamento de 2 e 140 vagas, respectivamente.
No acumulado do ano, Rio Claro abriu 4.447 postos de trabalho com carteira assinada.
FONTE: G1