Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Araraquara bateu hoje seu recorde de confirmações de novos casos, com 68 pessoas testando positivo para o coronavírus. Ainda assim a cidade tem uma das menores taxas de letalidade do país e uma certa folga nos leitos de UTI disponíveis para o tratamento da doença. Esse e outros fatores foram determinantes para que o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), anunciasse que a cidade e região passam da Fase 2 – Laranja, para a Fase 3 – Amarela. Com isso o município pode ampliar as regras de flexibilização da pandemia e o comércio poderá permanecer aberto por até 6 horas por dia.
Na prática Araraquara já está quase nessa fase uma vez que tem adotado uma postura menos restritiva que as regras impostas pelo Palácio dos Bandeirantes. O relaxamento por aqui foi questionado judicialmente pela Prefeitura de Matão que conseguiu uma liminar para que a Morada do Sol fosse obrigada a seguir todas as regras impostas pelo Plano São Paulo de retomada da Economia, mas isso nunca aconteceu. A cidade recorreu da decisão.
Para que as novas medidas passem a valer é preciso que Araraquara reedite seu decreto de enfrentamento da pandemia o que deve acontecer nos próximos dias. Na Fase 3 – Amarela podem abrir, com restrições: comércio, shopping, salão de beleza, bares e restaurantes, tudo que já funciona com o decreto atual, mas agora com a possibilidade de ampliarem seus atendimentos para até 6 horas.
As regiões de Campinas e Araçatuba também evoluíram para a Fase Amarela. Essa será a 8ª semana de quarentena dentro do Plano São Paulo e valerá de 27 de julho até 10 de agosto.
Em Araraquara as mudanças podem passar a valer a partir de segunda ou terça-feira, segundo informado pela secretária de Saúde Eliana Honain.