Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Um dos hospitais mais importantes para 23 cidades da região de Araraquara, a Santa Casa, se prepara para implantar o hospital de câncer.
De acordo com o diretor geral, Rogério Bartkevicius, a previsão é que em até nove meses o projeto seja uma realidade na cidade. Ele conta que será uma unidade de assistência de alta complexidade no tratamento e combate ao câncer na região.
“O hospital do câncer de Araraquara quer oferecer um atendimento humanizado e resolutivo em oncologia para os nossos pacientes e para aquelas pessoas que infelizmente forem acometidas por essa doença”, afirma.
Algumas ações estão sendo realizadas para que o hospital do câncer seja implantado.
“Temos duas grandes novidades, uma delas é o novo serviço de radioterapia que já está em fase de finalização dessa obra, foi construída com recursos da iniciativa privada e a outra ação envolveu a aquisição de um novo equipamento para realização da radioterapia, que a gente chama de acelerador linear radioterápico”, explica.
O acelerador linear é um equipamento de alta tecnologia desenvolvido para emitir a radiação utilizada em diversos tratamentos para combater a doença. A aquisição desse dispositivo faz parte do plano de expansão da radioterapia. Ao todo, 50 pessoas por mês podem ser tratadas com um equipamento desse, segundo informações do Ministério da Saúde.
O diretor da Santa Casa conta que já deu início no processo de aquisição do equipamento, através de convênio com o Ministério da Saúde.
“Já demos início ao processo de importação desse equipamento, que deve levar cerca de seis meses para chegar em Araraquara. Então nós já temos até lá todo o nosso serviço, a estrutura física da radioterapia pronto para recebermos o novo acelerador linear radioterápico”.
Será necessário um investimento de aproximadamente US$ 350 mil, para instalação do hospital de câncer na Santa Casa em Araraquara, mesmo já tendo uma estrutura em funcionamento, em sua unidade de oncologia.
Para Rogério, é um investimento que vale a pena, considerando que o Brasil tem uma projeção de ter 625 mil novos casos de câncer a cada ano do triênio 2020-2023, sendo que no Estado de São Paulo serão cerca de150 mil novos diagnósticos. O levantamento foi feito no início deste ano pelo Instituto Nacional de Câncer (INC).
Dados da Controladoria Geral da União, revelado em 2018, diz que ainda um terço dos brasileiros que vivem em cidades do País, não tem hospitais do Serviço Único de Saúde (SUS) com tratamento contra o câncer.
O levantamento aponta que tem apenas 300 hospitais habilitados para o tratamento do câncer em todo o País. A CGU calcula que faltam outros 200 novos hospitais e que pode contribuir ainda mais na qualidade de vida das pessoas.
“É um valor extremamente importante, mas que a gente entende que vale a pena cada valor que a gente investir e que vamos conseguir desenvolver um tratamento com uma maior qualidade e maior assertividade para aquelas pessoas que necessitam do serviço de radioterapia”.
O diretor da Santa Casa afirma ainda que hospital não dispõe desta quantia, por isso, inicia nos próximos dias uma campanha pedindo a colaboração da sociedade. O mesmo já acontece pra realização de outras ações de melhorias do hospital.
“A gente quer convidar todos para que possam colaborar com a Santa Casa. Conheça um pouco mais sobre o projeto, acesse o nosso site, a gente conta com o apoio da sociedade. Porque é só através do apoio e da solidariedade que nós vamos conseguir fortalecer as ações de combate e de tratamento ao câncer”, finaliza.
Mais informações podem ser obtidas através do site www.santacasaararaquara.com.br ou pelos telefones (16) 33032986 e 991325868.
FONTE: CIDADE ON